O que é e para que serve a Luz Negra?

O que é e para que serve a Luz Negra? 1 efeito luz negra uv

Luz negra o que é e para que serve?

Quem nunca foi em uma festa com tema Neon e se deparou com vários itens brilhando de uma forma diferente, são diversos acessórios que se destacam quando encontram a luz ultravioleta, a famosa luz negra. Bexigas, copos, guardanapos, tintas, molas, unhas, óculos, tinta para cabelo, roupas enfim hoje existe uma infinidade de produtos deste tipo e a Luz negra é grande responsável por fornecer esses efeitos incríveis.

Usada em festas de diferente temas, nos anos 70, 80 e 90 onde o efeito era praticamente nas roupas brancas e em alguns objetos, não existia uma grande variedade de itens iguais aos mencionados no paragrafo acima, então o efeito era um pouco mais tímido do que nos anos atuais, onde as pessoas se vestem praticamente de neon para ter um destaque.

 

Mas o que é a Luz Negra?

É uma lâmpada roxa diferente das convencionais que encontra por ai, ela emite luz ultravioleta UV. Quando deparada com compostos fosforescentes fornece um brilho, um destaque muito interessante.

 

Para que serve a luz negra? 

Além de ser usada em festas e eventos a luz negra tem uma serie de utilidades. Uma delas são as investigações policiais, muito usada na pericia em cenas de crime, destacando algumas evidências essenciais.

Usada também para detectar dinheiro falso. Destacando alguns itens importântes como o número do valor que aparece no canto, o número de série que fica meio amarelado e alguns fios lilás que aparecem por toda nota.


Investigação com lâmpada UV - Luz Negra

Tipos de Luz Negra

 

1 – Lamina ou tubular.

 Esta lâmpada com base G-5 e com tamanho de 25cm a 90cm com um potência de 4 a 50w geralmente necessita de um reator para funcionar, você ligar o reator na energia e liga a lâmpada no reator. Uma lâmpada bem frágil é preciso muito cuidado para não quebra-la. 

Lâmpada Tubular UV- Luz Negra

 

2 – Berinjela

 É uma lâmpada com base E27  as tradicionais de rosca que estamos acostumados. Também precisa do reator para acender. São fortes referente a emissão de luz geralmente 125w de potência ligadas em 220 volts, mas frágeis no manuseio é preciso muito cuidado para não risca-la e não desconectar a rosca da lâmpada.

Lâmpada Berinjela UV - Luz Negra

 

3 – Lâmpada Fluorescente

Com padrão E27 e potência de 25w a 50w e bivolt Manual (110/220 volts) sem a necessidade do reator é uma das mais usadas até hoje, por sua facilidade de instalação. Basta tirar a sua convencional e instalar esta, porem cuidado com a voltagem.

 
Lâmpada padrão E27 Uv - Luz Negra

 

4 – Luz negra de led

luz negra de led encontrará em diversos tipos como ribalta de led uv, refletor uv, lâmpada convencional uv. O led veio para revolucionar tudo, baixo consumo de energia, uma potência incrível, grande ângulo de atuação, bivolt automático, não necessita de reator. Hoje em dia é a opção mais usada em eventos e festas com tema neon. 

Ribalta Uv - Efeito Luz Negra

 

5 – Lanterna UV 

São a bateria ou a pilha AAA, algumas também são resistentes a agua, são usadas para autenticar cédulas, ingressos, pulseiras, CNH, passaporte, papel molda, visualizar tintas invisíveis a olho nu, visualizar urina de animais e poeiras e muito mais.

 
Lanterna Uv - Luz Negra

Veja algumas fotos tiradas com o efeito da luz negra.

 E você conhece mais algum tipo de luz negra e sua utilidade ?? 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Precisando de ajuda?